Você sabe como funciona o tratamento de superfície em quadros e painéis elétricos?

No blog de hoje, nós da BRUM iremos explicar como funciona o tratamento de superfície em peças metálicas, procedimento que adotamos para nossos quadros e painéis como o VOLT, BRK, BRCE, BRCI, BRC, CPE e o nosso VOLT PRO.

Peças de aço (como os quadros e painéis BRUM) em que o acabamento passará por pintura, são necessários que os mesmos sejam preparados para este fim. Este processo é conhecido como fosfatização. Este procedimento, exemplificando, é uma deposição de uma fina camada de cristais.
A fosfatização de aço têm duas principais finalidades, sendo:
- Proteção do aço contra a corrosão;
- Preparar o quadro/painel para uma boa aderência de tinta.
Hoje existem vários processos de fosfatização, os mais utilizados nas indústrias são o processo por imersão ou aspersão. Fosfato de zinco, ferro, tratamento tricatiônico (zinco, níquel e manganês), nanocerâmico dentre outros.
Todos os produtos de aço, como nossos quadros e painéis, passam por uma linha de tratamento de superfície por imersão, conforme descrito a seguir:
- Preparação das peças para desengraxe;
- Imersão tanque de desengraxe;
- Banhos com água para remoção do excesso de produto;
- Imersão em solução (refinador) para preparação da fosfatização;
- Fosfatização;
- Enxague e secagem.
Após este processo as peças são encaminhadas para a linha de pintura.

Corporativo brum.jpg


Através de nosso controle interno, a BRUM realiza testes e ensaios constantes, conforme as normas ASTM B 117, ASTM D 1654, ABNT NBR 1003, dentre outras, tendo a finalidade de garantir a qualidade dos produtos.

Por: Juliano Santos (Qualidade)
Flavia Limonge (Marketing)

flavia limonge