Tensões 110v e 220v em instalações elétricas

Conhecer a diferença entre as tensões 110V e 220V em instalações elétricas é importante para que o consumidor adquira aparelhos eletroeletrônicos adequados a sua necessidade, mesmo que haja uma grande variedade de itens bivolt.

Em cada região do país é possível encontrar residências e comércios com tensões diferentes, o que, para quem viaja a trabalho ou turismo, pode ser um problema.

Mas como uma cidade, estado ou região do país seleciona qual será a tensão usada em residências, comércios e indústrias?

110v220va.jpg


As diferenças entre 110 V e 220 V

Rede de transmissão e distribuição tendem a ficar mais baratas nos gastos com transformadores e fiações de postes no 220V, mas ainda assim, na maior parte do país, usa-se o 110V, especialmente por questões relacionadas à segurança.

  • Nordeste e Sul do país: o sistema mais comum é o 220V

  • Sudeste: predomina o 110V

  • Goiás e Brasília: apenas 220V.

  • Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e em região Norte: 110V (o 220V talvez só apareça em hotéis).

Fique atento!

Quanto ao consumo de energia elétrica, não há diferenças significativas entre 110 V e 220 V.

É mais comum vermos a tensão 110V presente em residências por questões de segurança. O choque elétrico que resulta de uma tensão de 220 V pode gerar mais danos que um choque proveniente de uma tensão de 110 V.

Além disso, as grandes distâncias percorridas pela corrente elétrica, desde a usina de geração até o consumidor final, geram muita perda de energia, o que justifica uma tensão menor para a maioria dos consumidores.

Conheça melhor nossa linha de quadros de distribuição

Linha BR

Linha BR Plus

Linha Neobox

Linha Volt

Ou, se preferir, entre em contato com nosso departamento comercial para saber mais sobre esses e outros produtos!


Fabíola Cunha