Entenda sobre Grau de Proteção IP, e faça a melhor escolha dos produtos

grau de proteção IP  é muito importantes de se observar no momento de comprar componentes elétricos industriais, como motores, painéis e tomadas, por exemplo. Esses dados seguem padrões internacionais para comprovar a segurança de um produto em relação ao contato com partículas sólidas e líquidas.

Diante disso, se você quer saber exatamente o que é este grau de proteção, como ele funciona e qual é a sua escala, continue a leitura porque esclarecemos as principais dúvidas sobre o assunto.

GRAU DE PROTEÇÃO IP

grau de proteção IP segue o padrão da Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC) para mostrar o quanto um produto resiste ao contato com partículas sólidas e líquidas, por exemplo, água e poeira.

Assim, se você já tem um espaço de instalação definido, é necessário avaliar os agentes externos presentes nele, para obter o IP necessário para os componentes elétricos oferecerem a devida segurança para o bom funcionamento e a durabilidade de uma instalação elétrica.

O maior IP que se pode atingir é o IP 68. Assim, todos os componentes elétricos com este grau de proteção apresentam um alto índice de proteção contra partículas líquidas e sólidas. 

A classificação IP varia de 00 a 68. Cada número representa uma proteção a mais, seguindo os padrões internacionais.

Na tabela de proteção IP, o primeiro algarismo mostra o grau de proteção contra penetração de partículas sólidas. Já o segundo numeral indica o grau de penetração contra partículas líquidas e sua capacidade de submersão.

Em relação ao primeiro algarismo, o número 1 indica segurança contra partículas sólidas maiores do que 50 mm de diâmetro. Já o número 2 garante a proteção de partículas maiores do que 12 mm de diâmetro. 

Assim segue até o número 6, que, por sua vez, mostra um componente protegido até mesmo contra partículas de poeira.

Para o segundo numeral que representa a proteção contra partículas líquidas, o número 1 indica segurança contra partículas em queda vertical, enquanto o 2 protege contra partículas em queda com inclinação de até 15°. Tal segurança segue aumentando até o número 8, que garante a resistência à submersão.

É muito comum procurar essas especificações nas caixas e quadros de distribuição e que por exemplo, podem ser encontradas em IP65 e IP66, na linhas NEOBOX, FRISANCO e as caixas de proteção BRBOX. 

Para conferir realize um orçamento clicando nas imagens abaixo.

LINHA DE QUADROS DE COMANDO TERMOPLÁSTICOS NEOBOX

Produzidos em ABS com proteção contra raios ultravioletas (UV), garantem maior vida útil ao produto instalado em áreas externas.

LINHA BR BOX

Linha de injetados termoplásticos com grau de proteção IP66 que atende à NBR IEC 60529.



LINHA
FRISANCO

Uma caixa de distribuição com design robusto produzida em ABS, totalmente protegida contra água e pó, proteção contra raios ultravioletas e com toda a qualidade BRUM que você já conhece.

Resistência à água

Através desta classificação IP, é possível identificar a resistência à água de um componente elétrico.

Essa resistência ocorre quando o componente sofre influência de umidade sem ser danificado. Porém, isso não contempla casos de grande quantidade de água, como quando o objeto está submerso por um longo período de tempo em uma grande profundidade. Geralmente, componentes elétricos com grau de proteção à água de 4 até 6 são considerados resistentes à água, suportando jatos potentes sem correr risco de ser danificados pela ação de partículas líquidas.

À PROVA D’ÁGUA

Da mesma maneira, há os componentes elétricos à prova d’água. Nesses casos, o componente está seguro contra qualquer contato com partículas líquidas, podendo ficar, inclusive, submerso.

Para isso, o índice de proteção IP deve ser superior ou igual a 7

Esses componentes devem ser utilizados sempre que o ambiente da instalação elétrica exija. Somente assim é possível garantir uma instalação segura.

GRAU DE PROTEÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA NA INDÚSTRIA 

Os graus de proteção de penetração são um dos principais indicadores na montagem de uma instalação elétrica industrial. Assim, quadros de distribuição, quadros de comando devem seguir à risca a necessidade do ambiente e deve ser analisado antes da compra de um equipamento. Afinal, cada modelo tem sua especificidade e, por isso, recomendamos que avalie o espaço para instalação do produto e quais são as suas necessidades. 

Carla Alleoni