Norma de Conjuntos de Manobra IEC 61439

Nossos produtos estão regulamentados pela norma global IEC 61439. Que auxilia principalmente no controle da qualidade dos produtos entregues ao mercado. Isso porque a norma torna mais clara os métodos de verificação das características construtivas e de desempenho destes equipamentos.

Este processo é essencial para nivelar o mercado e garantir a qualidade dos produtos comercializados. Aqui na BRUM todos os quadros e painéis são submetidos aos ensaios de rotina.

De uma forma clara, a norma obriga a realizações de testes para verificar se o conjunto de manobra suporta sobretensões, correntes de curtos circuitos e se sua proteção contra choques, incêndios ou explosões é eficaz. Estas verificações são realizadas pelo fabricante através de ensaios como de elevação de temperatura, grau de proteção, resistência e funcionamento mecânico.

 Acompanhe as verificações exigidas pela IEC 61439:

Testes por ensaio:

Resistência dos materiais e das partes

Nível de proteção dos invólucros.

Alcance de isolamento e escoamento.

Proteção contra choque elétrico e integridade dos circuitos de proteção.

Propriedades dielétricas.

Elevação de temperatura - limites

Se suportam curtos-circuitos.

Compatibilidade eletromagnética.

Funcionamento mecânico.

 Testes de rotina:

Nível de proteção dos invólucros.

Alcance de isolamento e escoamento.

Integração dos componentes incorporados.

Funcionamento mecânico.

Propriedades dielétricas.

 

Estas avaliações sendo positivas denominam o Painel como Certificado no lugar dos conceitos antigos TTA (Totalmente Testados) e PTTA (Parcialmente Testados), usualmente utilizados no mercado brasileiro.

neo norma.png
Carla Alleoni