Qual a vida útil de um sistema fotovoltaico?

Com o avanço tecnológico o painel solar passou a utilizar componentes que permitem a manutenção do seu funcionamento por muitos e muitos anos sem que ocorra a necessidade de substituição de peças e principalmente a perda de eficiência na produção elétrica.

Equipamentos que foram feito pra durar, principalmente por ficarem expostos as diversas mudanças climáticas que naturalmente ocorrem ao longo dos anos; por necessidade, um painel solar é construído para ser o mais resistente possível e, por isso, hoje em dia, a maioria das empresas especializadas estima que a vida útil de um sistema de energia solar fotovoltaica pode se estender em até 40 anos.

Ok, mas como fazer tudo isso funcionar? Um sistema fotovoltaico conectado a rede é composto de forma simplificada por um conjunto de módulos fotovoltaicos, cabeamento CC, string box, inversor, cabeamento CA e proteção CA.

A string box: A norma brasileira de instalações elétricas de baixa tensão – NBR 5410 – e a norma brasileira sobre sistemas fotovoltaicos – NBR 16690 – preveem que as instalações devem ter como características básicas a proteção contra choque elétrico do usuário, proteção contra efeitos térmicos e incêndios, proteção contra sobrecorrente, proteção contra sobretensão e capacidade de seccionamento. Os sistemas fotovoltaicos estão inclusos na cobertura das normas, portanto devem seguir os mesmos princípios básicos.

A string box é o componente de proteção da parte CC do sistema fotovoltaico. Ela conecta os cabos vindos dos módulos fotovoltaicos ao inversor, enquanto fornece proteção contra sobretensão e sobrecorrente e permite o seccionamento do circuito. Os elementos básicos de uma string box são:

Invólucro/ Caixa – onde serão alocados os dispositivos de proteção e as conexões elétricas;

Dispositivo seccionador – podendo ser implementado com chave seccionadora ou disjuntor;

Dispositivo de proteção contra sobretensão – DPS;

Dispositivo de proteção contra sobrecorrente –  disjuntor ou fusível;

Cabos CC.

  • CAIXA:

A caixa é onde os dispositivos de proteção e as conexões elétricas estarão alocados. Ela tem como função proteger os dispositivos e as conexões da ação das intempéries e proteger o usuário contra choques elétricos. Pode ser classificado de acordo com sua tolerância de ingressão de poeira e água. O sistema de classificação IP determina um número que reflete a proteção do invólucro. A tabela com as definições da proteção IP é mostrada em outro artigo aqui

As caixas ainda podem ser classificadas como próprias para ambiente interno (proteção mínima IP2X) ou ambiente externo (proteção mínima IP55). A norma de instalações 5410 também prevê que não se deve misturar circuitos CA e CC na mesma caixa. Recomenda-se que a taxa máxima de ocupação da caixa em volume seja de até 50%. Essa taxa limita o efeito de sobreaquecimento ao se concentrar os dispositivos em um ambiente fechado.

No caso da CAIXA DE PROTEÇÃO FRISANCO, o IP é classificado como 65, ou seja, completamente segura contra a entrada de pó e jatos de água. O material é resistente com índice de impacto IK08, além do material da caixa ser ABS termoplástico com proteção UV podendo ficar exposto ao tempo. Disponibilizamos em 4 tamanhos diferentes 5,9,12 e 18 módulos.

Carla Alleoni